Kazuo Ohno (1906-2010) elaborou um pensamento sensível durante sua vida como dançarino, professor e artesão do corpo, gestando uma cosmopercepção (po)ética cujo cerne consiste na interpedendência entre todos os seres e forças, a inseparável relação entre vivos e mortos, as correspondências entre microcosmo-e-macrocosmo e a presença do divino no cotidiano.
Parte fundante desta elaboração foi sua fé.
Nascido em um lar budista, inserido em país majoritariamente xintoísta, Kazuo foi atravessado por um amplo complexo cultural onde kamis, budas, devas e santos se conectam e se engrandecem no encontro.
Esta trama encantatória tornou-se ainda mais complexa quando Kazuo converteu-se ao cristianismo em 1930. Aderiu à cosmologia anunciada por Jesus, mas a partir da perspectiva do filósofo japonês Kanzo Uchimura (1861-1930), evangelista que defendia a noção de Cristianismo Sem Igreja (mukyoukai), uma vez que essa enquanto instituição é desnecessária e até mesmo um obstáculo para o exercício da fé.
Este curso apresenta as ontologias e epistemologias que constituem a dança e a poesia de Kazuo Ohno, oriundas dos interstícios entre arte, cultura, política e fé: uma noção de fé apartada de religião, conectada a um sentimento ético para com a vida e o desejo de bem-viver.
--- Temas Abordados ---
- Subversão do cristianismo instaurada a partir da fabulação de um Cristo que sabe dançar
- Uma igreja batista contra a existência da igreja: o cristianismo híbrido de Kazuo Ohno
- A presença do divino no cotidiano
- Eucaristia, comunhão e antropofagia
- Sacrifícios: os santos decapitados do butô
- O Redentor VS. O Crucificado
- O hermetismo cristão na cosmopercepção de Ohno
- O animismo xinto na Dança Butô
- Koan: os paradoxos poéticos simbólicos do Zen Budismo
- A defesa de Cristo aos marginalizados
- As correspondências entre microcosmo e macrocosmo
- A Tríade cosmogônica de Ohno: pai, mãe e criança
- O Tempo em espiral
- A retroalimentação da vida e da morte e sua analogia na relação entre mãe e feto
- Vida enquanto ponte entre os saberes do Céu e os saberes da Terra
- O Artista, O Artesão e O Artífice
- Antonia Mercé: a influência do Flamenco na vida de Ohno
- William Blake: Paraíso e Inferno como estados de espírito
- Comunhão a partir das imagens da mesa, do alimento e da flor